O pacová (Renealmia alpinia) é uma espécie aromática, nativa da Mata Atlântica, com uso popular para diferentes fins gastronômicos e medicinais. É uma planta com aroma muito apreciado que faz lembrar o gengibre e o cardamomo verdadeiro, sendo versátil e combinando muito bem, tanto com receitas quentes quanto frias, assim como com bebidas. Suas folhas, flores, sementes e a casca do fruto podem ser aproveitados de diversas formas.
O pacová faz parte da história da família Ferreira desde que eles se mudaram para Paraty. Ela foi apresentada ao Seu Zé Ferreira como um antídoto para picada de cobras, assim como um vermífugo natural, e por muitos anos foi observado somente o seu lado medicinal. Ao se envolver com a gastronomia, Jorge Ferreira percebeu seu potencial gastronômico e, através de um trabalho de conhecimento e incentivo, grandes chefes de cozinha passaram a introduzir esta especiaria em suas receitas.
Hoje, o pacová se tornou um produto que movimenta a agricultura familiar e beneficia a região. Em parceria com o Horto Municipal, foi montado um programa de desenvolvimento no território de Paraty, onde os agricultores familiares recebem mudas da Renealmia alpinia que são plantadas no sistema agroflorestal, consorciadas com bananeiras, palmeira juçara, entre outras espécies para fins comerciais.
Além destes projetos, outras ações foram desenvolvidas através de parcerias, como por exemplo, com a Angeli Temperos Paraty (@angelitemperosparaty) que produz um mix de temperos utilizando o pacová na composição; cafeterias onde o pacová foi agregado em blends, além de receitas feitas com as chefs, Bel Coelho (@belcoelho) e a Ana Bueno (@anabueno_paraty), dentro da gastronomia. Na parte de drinks, restaurantes de Paraty, como o Pupu’s (@pupuspancparty) e a Fazenda Bananal também já utilizam o pacová em algumas bebidas.
Renealmia L.f.: gênero da família Zingiberaceae.
Usos: ornamental, medicinal e alimentício.