Cordyceps: de formigas-zumbis a tesouro tibetano

Sob o olhar atento do grande mestre João Araújo – @joaofungo, saímos pela Floresta Nebular à procura dos fungos #Cordyceps durante o curso sobre a diversidade de Macrofungos Ascomycota, coordenado pelo Prof. Elisandro Ricardo Drechsler-Santos (MIND.Funga/MICOLAB/UFSC) – @drechsler_santos, que tive a honra de participar, em novembro (2022), na cidade de Urubici/SC. 

Realizamos uma busca minuciosa, conduzida pelos olhos atentos e treinados de João, à procura desses pequenos organismos que parasitam insetos para garantir a sua continuidade, mas que também desempenham um importante papel na natureza, controlando a proliferação de algumas espécies.

Além da sua fama de transformar insetos em “zumbis”, que inspirou a série da HBO, “The Last of Us”, onde o fungo #Cordyceps transforma humanos em zumbis, estes fungos também ganham destaque pelo seu potencial medicinal, ainda pouco comentado e explorado.

A espécie sinensis, por exemplo, é considerada o “tesouro tibetano”, sendo utilizada na medicina tradicional chinesa há muitos anos para aumentar a energia, tratar doenças respiratórias ou aumentar o desejo sexual, entre muitos outros benefícios.

Inteligência e evolução

Os Cordyceps, famosos principalmente pelas formigas-zumbis, são um gênero de fungos que infectam, controlam e matam insetos como lagartas, besouros, grilos, gafanhotos, moscas, entre outros. 

Eles possuem uma inteligência incrível!

Através da disseminação de seus esporos, os Cordyceps se hospedam em insetos assumindo o controle físico de seu hospedeiro, que passa a ter um comportamento anormal. Após algum tempo se desenvolvendo dentro deste organismo, com a inteligência de não atingir seus órgãos vitais, o parasita conduz seu “zumbi” até o ponto ideal para, então, matá-lo, frutificar e dispersar seus esporos, perpetuando, assim, a sua espécie.

Estudos apontam que estes fungos vêm evoluindo e refinando este processo com hospedeiros específicos há milhões de anos, o que significa que uma cepa somente terá efeito sobre o organismo ao qual evoluiu para infectar.

Já encontrou um #Cordyceps nas suas caçadas?

Fotos: @mind.funga, @joaofungo e Jorge Ferreira

Veja e leia mais em:

Universidade Federal de Santa Catarina: https://noticias.ufsc.br/2013/11/fungos-que-transformam-formigas-em-zumbis-sao-encontrados-no-sul-do-brasil/

Pós-graduação em Entomologia – Universidade Federal de Viçosa: http://www.pos.entomologia.ufv.br/pesquisa-sobre-fungo-que-manipula-comportamento-de-formigas-repercute-na-midia-internacional/#:~:text=O%20fungo%20O.,fluxo%20constante%20de%20novos%20hospedeiros

National Geogtaphic : https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2023/01/poderia-um-fungo-parasita-evoluir-e-transformar-humanos-em-zumbis/amp

HSN Store: https://www.hsnstore.pt/blog/nutricao/fungos/cordyceps/

Science Direct: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0065266016300013

New Rockstars: https://www.youtube.com/watch?v=IRMSyuk1Rdw&t=90s

G1: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2023/01/29/the-last-of-us-e-possivel-que-uma-pandemia-de-fungos-crie-zumbis-na-vida-real.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-mobile&utm_campaign=materias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima